A FAZENDA

Um ótimo café começa com o produtor, cuja família provavelmente passou gerações aperfeiçoando suas habilidades para produzir o café da mais alta qualidade possível. Cultivado em altitudes e climas específicos e assistido por anos antes da primeira colheita, o produtor que cria cafés especiais dedica sua vida a refinar e aperfeiçoar o café com os melhores atributos possíveis. Para ele, é a qualidade e não a quantidade a ser considerada. Somente os cafés sem defeitos e colhidos no auge da maturação seguirão para as próximas mãos que os moldarão. Para o produtor de cafés especiais , ser capaz de se conectar com compradores preocupados com a qualidade garante uma opção de maior lucro, criando um ciclo que apoia indivíduos, famílias e comunidades em todo o mundo.

basket-full-of-coffee-cherries-coffee-fa
coffee-3339157_1280.jpg

A TORREFAÇÃO

Após todo o processo que os cafés passaram ao sair da fazenda, chegou a hora deles serem torrados. Antes disso, esses grãos foram escolhidos criteriosamente por pessoas que possuem habilidades sensoriais que dariam inveja a qualquer super herói de quadrinho. Ao chegar na torrefação, esses cafés passam agora pelas mãos de verdadeiros artistas que colecionam um alto grau de conhecimento e experiência para produzir perfis de torra de alto nível. O café deve ser monitorado de perto durante todo o processo e os princípios científicos de transferência de calor, termodinâmica e química do café devem ser aplicados para garantir o mais alto padrão de qualidade e sabor no grão torrado. A torra tem um papel fundamental em destacar aquelas famosas notas sensoriais escritas no seu pacotinho de café, como chocolate, caramelo e etc.

O BARISTA

Chegou a hora de falar daquele profissional que talvez seja a pessoa responsável pelo seu interesse e posteriormente o consumo de cafés especiais.

Depois do café passar por várias etapas e seguindo um alto controle de qualidade, o  barista é o profissional que vai lapidar essa "joía". Além de possuir extensa experiência no manuseio de todo o maquinário de uma cafeteria (pode acreditar os equipamentos podem chegar a custar o mesmo valor que um carro de alta performance), também são informados sobre a origem e as características de cada grão com que ele trabalha. Todo esse conhecimento se revela na hora de extrair esse café e saber tirar o melhor de cada variedade de acordo com o método escolhido. O Barista é o sonho de qualquer vaga de emprego. Possui eficiência em múltiplas funções, sabe lidar com momentos de crise sem perder a calma, sempre carismático, além de estar sempre estudando sobre sua profissão.

espresso-a-partir-da-maquina-de-cafe-faz